Nossa Pagina no Facebook

Modulo 02

Curso Livre de Musica
ministrado por Natã Campos


TOPICO 02

No modulo basico vamos nos concentrar na harmonica musical. Conhecendo melhor sua função e aprendendo como desenvolve-la.

QUAL SEU CONCEITO DE HARMONIA MUSICAL?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Campo Harmonico:

O campos harmonica a base crua de toda execução musical, é ele que organiza e orienta o desenvolvimento da musica a ser tocada limitando as ações do musicos com regras de andamento. Mas, dentro musica literalmente as regras exitem para serem quebradas. Mas tome muito cuidado quando voce for exeder os limites do campo harmonico, qunado isso ocorrer voce estara a seu custo e risco, pois, uma execução musical mal desenvolvida pode tornar a musica um fiasco.
O campo harmonica lhe da uma garantia de harmonia.E é essa garantia que lhe da confiança quando estiver com o instrumento em mãos.

Basicamente o campo harmonico é composto pelas escalas musicais.

VOCE SABE QUANTAS ESCALAS MUSICAIS EXISTEM?
__________________________________________________________________________________

Escalas Musicais:
É uma sequencia ordenada de sons pela frequencia vibratoria de sons (notas) que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as notas.

As escalas musicais se dividem em 3 escalas independetes uma das outras, a saber:

Escala cromatica: É uma escala que contem 12 notas com intervalos de semitons ou meio-tom  entre elas.

Escala Maior:É apartir da escala maior é que são formados os acordes maiores. A escala fundamental do modo maior é a escala de DO, uma vez que sua relação de intervalo pode ser obtida nessa escala sem a necessidade de nenhuma alteração de altura.

Escala Menor O intervalo da escala menor natural corresponde ao modo eólio antigo. Caracteriza-se pelo intervalo de semitom entre o 2° e o 3° grau e tambem entre o 5° e o 6° grau

Sendo que a escala menor se sub-divido em 3, a saber:

Escala Natural;
A escala menor natural pode ser formada apartir da sexta nota de uma escala maior por exemplo:
Escala de DO: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI, DO
Podemos formar a escala menor nartural de LA com referencia escala de DO.
Escala Menor Natural de LA: LA, SI, DO, RE, MI, FA, SOL, LA
Sua forma é seguinte: T S T T S T T


Escala Harmonica;
Escala menor harmonica tem a mesma estrutura da escala menor natural, mas, no 7° aumenta um Semitom. Exemplo:
Escala de SI Menor Harmonica: SI. DO#,  RE, MI, FA#, SOL, LA#, SI.

Escala Melodica.
Esta escala alem de ter o 7° grau elevado em semitom eleva-se tambem o 6° grau em semitom. Essa alteração é para facilitar o movimento melodico gerado entre o 6° e o 7° grau da escala harmonica de 2° aumentada.
Sua forma é a seguinte:T S T T T T S

Escalas Relativas
Lembre-se que as escalas menores são escalas relativas a maiores. Para achar a escala relativa maior de uma menor basta pular para o 3° grau da escala. exemplo: Na escala de SI menor: SI. DO#,  RE, MI, FA#, SOL, LA, SI. a escala relativa maior é o RE ( 3° grau).
E para encontrar a escala relativa menor de uma escala maior basta pular para o 6° grau da escala. Por exemplo: Escala maior de Do: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI. A escala menor relativa é LA(6° grau).

A escala é formada por frequencias musicais ,ou seja, notas na qual reberam o nome de:

Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do - Lembre-se de sempre fechar a oitava

Foi o monge beneditino italino Guigo d'Arezzo(995-1050) que nomeou as frequencias musicais como conhecemos retirando a primeira silaba de cada verso de um hino a São João Batista.

Observe o hino original:

UT queant laxis
REsonare fibris
MIra gestotum
FAmuli tuorum
SOLve polluti
LAbii reatum
Sancte Ioannes

No seculo XVII João Batista Doni alterou o UT para DO, o que facilitou o solfejo.

Como voce pode ver existe muita existe muita coisa para ser estudado. E como este é modulo basico o que lhe mostrei ate agora foi para lhe mostrar a complexidade do mundo da musica e dizer que dificilmente exista alguem na face da terra que domine tudo que gira em torno do assunto MUSICA. Isso sem falar nas escalas MODAIS tambem conhecidos como MODOS GREGOS. Lembre-se que estamos estudando somente o Campo Harmonico. Mas, não se desespere apesar de ser um assunto complexo voce não precisar dominar todo o conteudo teorico para ser um bom amante da musica, mas, se seu objetivo é se tornar um musico profissional lhe aconselho estudar muito a teoria musical para que voce possa entender e compreender o que esta executando no instrumento.

QUAIS OS TIPOS DE ESCALAS EXISTENTES?
__________________________________________________________________________________

QUEM DEU NOME NAS FREQUENCIAS MUSICAIS?
__________________________________________________________________________________

0 comentários:

4 Shared

Minha Agenda 2017

Blog de Natã Campos. Tecnologia do Blogger.