Curso Livre de Musica
ministrado por Natã Campos
TOPICO 03
O que vimos ate agora foram as diferentes escalas existente, sendo, cromatica, maior e menor e que a escala menor se divide em 3, escala menor natural, escala menor harmonica e escala menor melodica. Conhecemos tambem um pouco da origem do nome notas musicais que conhecemos. Apartir de agora vamos navegar pelas entranhas do campo harmonico, Vamos ver sua formula e saber como montar os acordes e consequentes as escalas maiores. É importante passarmos por esse passo para facilitar sua vida num futuro proximo quando voce desejar tocar de ouvido ou seja sem uso da cifra para lhe orientar.
Cifras:
Para agilizar a leitura e execução da musica utilizamos o modo de escrita das frenquencias do MUNDO ANGLO-SAXÔNICO ou seja que falam o mesmo idioma que representam as notas equivalentes pelas seguintes letras:
DO........C
RE........D
MI.........E
FA........F
SOL.....G
LA........A
SI.........B
DO.......C
A cifra assim como suas notas equivalentes são universais, ou seja, em todo mundo na atualidade usa a mesma figura para representar a tonalidade que usamos aqui no brasil.
É importante que voce decore e fixe em sua mente a cifra de cada nota equivalente para facilicatar a escrita e leitura na hora de executar a musica. Por exemplo imagine se voce for tocar uma sequencia de:
FA SUSTENIDO MENOR, SI MAIOR COM NONA COM BAIXO EM RE, DO SUSTENIDO MENOR E LA MAIOR COM BAIXO EM DO SUSTENIDO.
É a mesma coisa que eu escrever:
F#m B9/D C#m A/C#
Qual das escritas é mais rapido a leitura? A normal ou a cifrada?
__________________________________________________________________________________
Desenvolvendo o Campos Harmonico:
Até o momento vimos somente teoria. Apartir de agora as coisa vão ficar bem interessantes. Porque vamos aprender juntos a montar o campo harmonico e entender sua logica de funcionamento.
DICA
Antes preste atenção em algumas caracteristas: Ta lembrado da escala cromatica, pois bem, a ideia aqui segue o mesmo raciocinio, ou seja, vamos somar e subtrair sempre de semitom em semitom respeitando a formula do Campo Harmonico que nos limitas em nossas ações.
Sustenido: Eleva a altura da nota em meio tom
Bemol: Diminiu a altura da nota em meio tom
Formula do Campo Harmonico Maior
Tom Tom SemiTom Tom Tom Tom SemiTom ou T T S T T T S, ambas dizem a mesma coisa, mas, a segunda esta numa forma abreviada e sera a usada por nós.
A escala de DO é a escala principal de todas as outras porque nela não precisamos usar o sustenido(#) e o bemol(b) para corrigir a altura da nota.
Escala de DO
DO - T - RE - T - MI - S - FA - T - SOL - T - LA - T - SI - S - DO
Perceba que a distancia de uma nota para outra é representada pela formula que esta encaixada entre as notas.
Vamos entender:
De DO para RE existe um TOM de distancia
De RE para MI existe um TOM de distancia
De MI para FA existe um SEMITOM de distancia
De FA para SOL existe um TOM de distancia
De SOL para LA existe um TOM de distancia
De LA para SI existe um TOM de distancia
De SI para DO existe um SEMITOM de distancia
Então deduzimos que a escala de DO é representa por: C D E F G A B C
Agora para darmos sequencia no desenvolvimento das escalas vamos pular para o 5° grau da escala anterior para encontrarmos a proxima escala. Lembrando que o 5° grau de C é G.
Escala de SOL
G A B C D E F G
A escala esta certa dessa forma? Não. Porque desse jeito a escala de sol não passa da escala de DO começando em SOL. Vamos ver o que esta acontecendo.
Vamos entender:
De SOL para LA pede um TOM de distancia e a formula é de um TOM.
De LA para SI pede um TOM de distancia e a formula é de um TOM.
De SI para DO pede um SEMITOM de distancia e a formula é de um SEMITOM.
De DO para RE pede um TOM de distancia e a formula é de um TOM.
De RE para MI pede um TOM de distancia e a formula é de um TOM.
De MI para FA pede um TOM de distancia e a formula é de um SEMITOM. Esta aqui o erro da escala. Para atender o que a formula da pedindo e respeitando a regra da campo harmonico temos que colocar um sustenido (#) no FA jogando-o meio tom a frente do original.
De MI para FA# pede um TOM de distancia( Ficara assim)
De FA# para SOL pede um SEMITOM de distancia. A distancia original entre FA e SOL é de TOM, observe que a formula pede que seja SEMITOM, neste caso e em quase todos os finais de escala vai acontecer a mesma coisa. Como a nota anterior a nota final estará em sustenido e nota final sempre igual ao nota inicial, ou seja, se começa em SOL termina em SOL e nunca em SOL BEMOL ou SOL SUSTENIDO.
Outra coisa a ser observada é que em nenhuma escala existira um sustenido e um bemol na mesma escala natural. Para não quebrar a regra do campo harmonico.
Dessa forma a escala de SOL fica assim: G A B C D E F# G
Para dar sequencia no campo harmonico pegue o 5° grau de SOL que é RE.
Faça sozinho agora o desenvolvimento da escala de RE ( D )
0 comentários: