Vou te fazer uma pergunta: na sua banda tem algum componente que se acha o tal?
Fiz a pergunta porque sempre tem um ( no mínimo ) músico que achava que o instrumento dele tinha que aparecer mais que os outros.
Dicas:
a) baixista que se acha - avisa aí pro baixista que a função do baixo é fazer a "cama" pros guitarristas e vocal. Não adianta querer tocar mais alto ou sair solando igual ao Stanley Clarke. Se o volume do baixo estiver alto, ou se for baixo com efeito de distorção carregado, o som embola.
b) baterista louco - batera tem que tocar sem perder o tempo, com uma virada aqui, outra ali. Se socar muito os couros, ninguém da banda vai se ouvir. Ele tem que segurar a mão, não adianta tocar muito alto, se não ninguem se ouve.
c) guitarristas virtuosos - normalmente quando são dois guitarristas na banda, e se um se acha o virtuoso, vai sempre aumentar um pouquinho o volume. Aí o outro vai achar o som baixo e vai aumentar também. E aí ninguém para de aumentar... pede prá eles regularem os volumes iguais, e também regularem os boosters prá hora do solo. Acabou o solo, desliga o booster.
A dica é não tocar os acordes nas mesmas regiões do braço, se não o efeito será apenas de uma guitarra multiplicada por dois. É legal cada um tocar coisas diferentes nos detalhes, para dar uma dinâmica no som.
Se forem duas guitarras iguais, tenta usar diferentes pedais em cada uma.
Outra possivel solução:
Voces levarem para o ensaio uma pessoa que voces conheçam, mas que não toque, isso é importante, e no deem uma autonomia a esta pessoa para fazer o ajustes necessarios, só é preciso que ela conheça o estilo de voces, para que essa opniao tenha mais valia. a opnião de uma pessoa externa ajuda muito, pois muitas vezes quando estamos tocando, nao percebemos a musica como um todo. pois estamos concentrados no nosso papel, assim essa dica sempre da uma iluminada na galera, isso nao significa que ela terá toda a RAZAO, mas que, a opniao dela ajuda muito. Assistir shows ao vivo ajuda muito, se o show for pequeno, tente trocar uma ideia com os mesarios eles sempre gostam de falar dessas coisas.
0 comentários: